A Agricultura de Precisão está disponível no mercado há aproximadamente três décadas, os conceitos fundamentais foram concebidos no ano de 1929 pelos pesquisadores C. M. Linsley e F. C. Bauer da Estação Experimental Agrícola da Universidade de Illinois dos Estados Unidos da América.
Eles comprovaram a existência da variabilidade espacial da acidez do solo e obtiveram reduções significativas nos custos da produção de grãos, sem o comprometimento da produtividade, realizando a aplicação diferenciada de calcário em uma área experimental.
Na época, alguns agricultores obtiveram reduções de até 40% nos custos com a aplicação diferenciada do insumo.
Tal aplicação era realizada manualmente, uma vez que as áreas produtivas eram pequenas. Com o advento da mecanização, a qual possuía, na época, baixo nível tecnológico, as técnicas de gerenciamento localizado foram abandonadas.
Depois de 60 anos sem novidades, o próximo registro de amostragem georreferenciadapara a geração de mapas de atributos químicos do solo (usando geoestatística) é de 1988, pelo Prof. David Mulla, Minneapolis.
Dessa forma, com os mapas em mãos, os agricultores podem investigar o campo. É possível identificar problemas como pragas e doenças, fertilidade dos solos, áreas compactadas, áreas com problemas de água etc.